quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tiki 26 - Toatoa - considerações adicionais

Quem antes somente velejou em barcos monocascos, preserva impressões relacionadas a esforços, adernadas, e uma especie de luta com o mar. Ao tentar imaginar o que poderia ser velejar em um catamaran Tiki, tende a fazer comparações bastante inadequadas para avaliar comportamento, robustez e conforto.
Um Tiki 26 segue um pensamento muito diferente, bastante mais aberto a sensações de desfrute, suavidade e velocidade (se comparado ao tipico desempenho de um monocasco de cruzeiro).
Um dos principais equivocos e comparar diretamente os espaços das cabines entre monocasco e catamaran polinesio, considerando a noção sobre "pe direito" como referencia maxima para estabelecer parametros de conforto. Tenho procurado difundir uma renovada noção de conforto a bordo, considerando uma realidade bastante diferente daquela que se tem e se busca em terra firme e que o mercado nautico oferece em imagens bastante irreais diante que realmente se necessita a bordo e especialmente, sob condições de mar agitado.
Ao contrario do monocasco, o catamaran não aderna, e não rola lateralmente, mesmo passando na diagonal com ondas grandes. Esse aspecto estabelece a possibilidade de navegar com o corpo relaxado, sem os habituais esforços e tensões musculares necessarios a bordo de um barco adernado e caturrando muitas vezes com fortes batidas nas ondas.
O catamaran desliza silenciosa e suavemente, porem com muita rapidez, as vezes lembrando uma lancha, tal a desenvoltura natural de sua velejada rapida.

Um comentário:

  1. Prezado, vale lembrar que o Tiki 26 é um catamarã com cascos em V profundo, cortando a água. Alguns catamarãs não tem casco em V profundo, lembrando mais os cascos dos monocascos. Não tenho certeza de que estes irão deslizar silenciosa e suavemente como os V profundo.

    ResponderExcluir