quinta-feira, 17 de maio de 2012

Construção de um catamaran Tiki 26

A segunda travessa de sustentação esta praticamente concluida, restando ainda construir a travessa frontal.
Construir um Tiki 26 se torna uma experiencia ludica, transmitindo a sensação de se estar produzindo um brinquedo, um jogo de armar, onde as peças se encaixam com simplicidade, acerto e leveza.
De todas as noções sobre construção amadora, sem duvida os projetos de James Wharram são genialmente simples, praticos, objetivos e bons.
Ao construir o "Toatoa", estou imbuido das velejadas extraordinarias com o Tiki 26 "Paikea", em pleno mar aberto, surfando ondas de 2 metros, deslizando suavemente a quase doze nos sustentados em horas de cruzeiro rapido.
Quem adquire esse projeto, deve cuidar, no entanto, de não "ouvir" os palpites dos velejadores de monocascos que jamais experimentaram velejar um catamaran oceanico, mas acreditam saber tudo sobre todos os barcos. Sem experiencia, ao começar a construção, apenas siga a "receita", sem modificar ou adaptar nenhum dos aspectos mais basicos da estrutura, sistemas de amarrações, confiante de estar com um projeto estupendo, muito comprovado em grandes travessias oceanicas.


Um comentário:

  1. Bom dia, gostaria de saber uma estimativa quanto gastaria hoje para construir um tiki 26 ou um 30 ? mferrari.topcable@gmail.com

    ResponderExcluir