sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dando prosseguimento a divulgação da construção de um Tiki 26, a foto mostra as mini cabines que irão servir de tampas corrediças das cabines.
Essa modificação ao projeto original (de tampas planas e baixas), demonstrou ser de bastante eficiencia e significativo acrescimo de conforto das cabines centrais. Permite ate timonear o catamaran de dentro da cabine, o que significa poder se proteger do frio e da chuva durante uma travessia. 
Na imagem aparecem os 4 paineis laterais das duas tampas. Foi produzido apos longa e meticulosa preparação das peças componentes. Cada painel tem 4 lados e cada um sarrafo fresado e colado. Isso significa o corte diferenciado de 16 peças, que depois foram lixadas em duas etapas, o que são 32 passagens em duas lixadeiras. Depois, passando na fresa, para arredondar as bordas internas, e mais outras passagens de  lixadeira. Essa estapa foi feita depois de encontrado o formato dos paineis que foram cortados de chapas de compensado naval de 6mm.



2 comentários:

  1. Oi amigo,
    que legal os remos havaianos e o trabalho de laminação das estruturas do catamaram! Trabalhar com madeira é muito bom, principalmente quando aproveitamos todo seu potencial, inclusive as pequenas peças, usando resina epoxi para colagem!
    Devemos estar por Floripa inicio de abril.
    Dos amigos do veleiro TAO,
    Ricardo e Marga.

    ResponderExcluir
  2. Quando estiverem aqui, entrem em contato. No momento mandem e-mail: tecelagem2@gmail.com
    Um abraço, Roberto

    ResponderExcluir