quinta-feira, 24 de maio de 2012

Canoa Havaiana a vela (trimaran)




De nossas produções, esta sendo feito um trimaran de estilo havaiano, a partir de uma canoa Ocean 4, acrescentada de duas amas apoiadas por dois iakos integrais, e um mastro, retranca e vela.
As fotos mostram uma fase de ajustes dos iakos, ainda sem acabamento. Esses iakos foram produzidos em cedro rosa laminado em finas camadas, com resina epoxy.


Sistemas de fixação entre os cascos


O segundo Crossbeam construido (central), resta o terceiro (frontal) para concluir essa etapa finalizante. A seguir, as canas de lemes e "gaff"

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Tiki 26 - Toatoa - considerações adicionais

Quem antes somente velejou em barcos monocascos, preserva impressões relacionadas a esforços, adernadas, e uma especie de luta com o mar. Ao tentar imaginar o que poderia ser velejar em um catamaran Tiki, tende a fazer comparações bastante inadequadas para avaliar comportamento, robustez e conforto.
Um Tiki 26 segue um pensamento muito diferente, bastante mais aberto a sensações de desfrute, suavidade e velocidade (se comparado ao tipico desempenho de um monocasco de cruzeiro).
Um dos principais equivocos e comparar diretamente os espaços das cabines entre monocasco e catamaran polinesio, considerando a noção sobre "pe direito" como referencia maxima para estabelecer parametros de conforto. Tenho procurado difundir uma renovada noção de conforto a bordo, considerando uma realidade bastante diferente daquela que se tem e se busca em terra firme e que o mercado nautico oferece em imagens bastante irreais diante que realmente se necessita a bordo e especialmente, sob condições de mar agitado.
Ao contrario do monocasco, o catamaran não aderna, e não rola lateralmente, mesmo passando na diagonal com ondas grandes. Esse aspecto estabelece a possibilidade de navegar com o corpo relaxado, sem os habituais esforços e tensões musculares necessarios a bordo de um barco adernado e caturrando muitas vezes com fortes batidas nas ondas.
O catamaran desliza silenciosa e suavemente, porem com muita rapidez, as vezes lembrando uma lancha, tal a desenvoltura natural de sua velejada rapida.

Construção de um catamaran Tiki 26

A segunda travessa de sustentação esta praticamente concluida, restando ainda construir a travessa frontal.
Construir um Tiki 26 se torna uma experiencia ludica, transmitindo a sensação de se estar produzindo um brinquedo, um jogo de armar, onde as peças se encaixam com simplicidade, acerto e leveza.
De todas as noções sobre construção amadora, sem duvida os projetos de James Wharram são genialmente simples, praticos, objetivos e bons.
Ao construir o "Toatoa", estou imbuido das velejadas extraordinarias com o Tiki 26 "Paikea", em pleno mar aberto, surfando ondas de 2 metros, deslizando suavemente a quase doze nos sustentados em horas de cruzeiro rapido.
Quem adquire esse projeto, deve cuidar, no entanto, de não "ouvir" os palpites dos velejadores de monocascos que jamais experimentaram velejar um catamaran oceanico, mas acreditam saber tudo sobre todos os barcos. Sem experiencia, ao começar a construção, apenas siga a "receita", sem modificar ou adaptar nenhum dos aspectos mais basicos da estrutura, sistemas de amarrações, confiante de estar com um projeto estupendo, muito comprovado em grandes travessias oceanicas.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

montagem de uma viga do Tiki 26





A montagem de uma viga (cross beam) tem que ser feita por etapas. Cada colagem feita, ha espera da cura do epoxi, antes de soltar os sargentos e colar a longarina seguinte. No entanto, o sistema de construção simples se torna bastante acessivel ao construtor amador. Essas fotos mostram 4 colagens, em dias diferentes. 


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fases da construção de um Tiki 26

Hoje colei o compensado de 15mm que se situa verticalmente, no lado oposto a colagem feita ontem. A construção dessas peças vitais, as vigas de ligação entre as canoas, assim como tudo mais nesse catamaran, se mantem simples de construir.
A foto da extremidade dessa travessa da para perceber uma fresta entre essa peça vertical e a plataforma de base. A aplicação de um sargento em cada extremidade, permitiu encostar e prensar devidamente antes da resina curar.
Esta esta sendo a segunda travessa principal, e a primeira ja esta construida. Resta, posteriormente construir a terceira travessa (front beam) que tem dimensão um pouco menor e formato levemente curvo.




quinta-feira, 3 de maio de 2012

As imagens estão grandes. Sera necessario clicar em cima para visualizar integralmente.

processos de colagens com resina epoxy

A O sistema de construção do Tiki 26 demonstra a genialidade de seu projetista, porque conseguiu imaginar componentes leves, confiaveis e baratos de serem construidos, se comparando com a construção de monocascos em geral. As fotos mostram a parte horizontal composta inicialmente por uma chapa de 6mm com aberturas de escoamento e ventilação, e dois sarrafos de madeira colados. Esses sarrafos ficam para baixo. 



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tiki 26 Toatoa - um dia de sol

Aproveitando um dia maravilhoso de sol, e novos avanços na construção do Toatoa, um catamaran Tiki 26.
Considerando o que ja foi construido, pode-se dizer que falta pouco da parte estrutural e do barco propriamente dito. Hoje foi a vez da estruturação de duas das tres travessas de sustentação do barco. A primeira que foi construida, a travessa do mastro, falta fazer os acabamentos. E hoje a travessa do meio, que sustenta a parte de tras do cockpit depois de montado, e a travessa frontal.

Mais alguns dias e essas 3 travessas devem estar concluidas. O passo seguinte sera produzir as duas canas de lemes e a travessa de ligação entre ambas. Depois os lemes que ja estão cortados, com a devida laminação em fibra de vidro, a carangueja do mastro e o cockpit.
Feitas essas peças a construção estara em fase de conclusão, com o inicio das lidas de acabamento e pintura.
Dai em diante entra a etapa final e instalações de moitões, e detalhes, trampolim, etc.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Tem havido uma lacuna nas atualizações devido a diversos fatores. Atualmente pretendo publicar notas, comentarios e atualizações relacionadas as atividades do estaleiroartesanal.
Quem desejar entrar em contato comigo: tecelagem2@gmail.com e 48 9992-3437 (tim)
Estou desenvolvendo trabalhos diversificados na area naval, que incluem a construção de um Tiki 26, remos de canoas havaianas, capas e velas, soldas de equipamentos em aço, e reparos em embarcações.
O motivo principal de atividade do Blog tem sido incentivar a construção amadora e a atividade velica de cruzeiro e lazer.